Home Sobre nós Inspiraçoes Contactos Image Map Facebook Instragram Bloglovin

11 novembro 2012

Brownie do dia-a-dia da Nigella




A meio de um zapping deparei-me com este brownie do dia-a-dia da Nigella Lawson (episódio 9 da T7 de «A Cozinha de Nigella»). Tomei nota da receita para fazer num domingo, num daqueles dias frios e em que só apetece conforto aos molhos. E hoje foi o dia... Aprovadíssimo, claro está!

Ingredientes:

100 de chocolate de leite (sim, por isso é que é do dia-a-dia... Usei da Milka)
150 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
300 g de açúcar mascavado
75 g de cacau em pó
150 g de farinha sem fermento
1 colher de chá de bicabornato de sódio
4 ovos
2 colheres de chá de essência de baunilha
Açúcar em pó q.b.

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 190º (enganei-me e pus a 180º e ficou assim até ao fim).

Partir o chocolate grosseiramente com uma faca e reservar.

Colocar os ovos numa taça e reservar.

Em lume brando colocar num tacho a manteiga, o açúcar e o cacau em pó. Envolver tudo até derreter.

Juntar a farinha sem fermento e o bicabornato de sódio. Envolver e retirar do lume.

Na taça onde estão os 4 ovos juntar a essência de baunilha. Não bater, só mexer, com uma vara (segundo explicou a Nigella, para não ganhar demasiado ar. O bolo cresce um pouco e abate um pouco também. Se os ovos forem muito batidos, a massa crescerá muito e abaterá na mesma proporção). Juntar ao preparado anterior e envolver.

Por fim, juntar os pedaços de chocolate e verter para  um tabuleiro (usei um de alumínio, como a Nigella; o meu é do Continente de 28,1 cm x 18,7 cm x 3,7 cm; leva 1480 ml).

Ir ao forno durante 20 minutos (ou até fazer o teste do palito e estar seco, o que no meu forno a 180º equivaleu a 35 minutos).

Deixar arrefecer em cima de um suporte e em frio polvilhar com açúcar em pó. Cortar em retângulos e está pronto a ser degustado (só de estar a escrever estou com água na boca...). Deu 12 fatias generosas, como na foto.

A Cozinheira

1 comentário:

  1. você foi a minha salvação andei a procura desta receita da Nigella durante meia hora(sem mentir) e finalmente fui aqui,já com poucas esperanças e encontrei a.senti-me tão feliz que você nem acredita.

    Obrigada :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. :)